segunda-feira, 31 de maio de 2010

MALdernidade

A modernidade é a causa da perda de identidade geral e constante,de "no passado" e "naquele tempo" agora significarem "a um mês atras" .
Hoje eu vi uma cena engraçada na rua:
O celular de um cara tocou,ele pegou o celular,olhou o visor e falou:
-"Número desconhecido,há!Como pode isso??Quem quer que atenda tem que se identificar!Onde já se viu atender ligação de número desconhecido!"
Oê.Peraiiii.Não era assim a pouquíssimo tempo atrás?Eu fiquei confusa com aquilo.O cara devia ter uns 40 anos e já se rendeu a modernidade assim?!
Eu sempre achei que a graça do telefone fosse a surpresa.Agora que não sei mais pra que que aquela merda serve mesmo...As pessoas perderam todo o romantismo ,incrível:
Carta só pra contas,antes do conteúdo do e-mail além dá identificação lemos também o assunto.Campainha com som engraçado?Já era.Identifique-se pelo interfone por favor,isso se eu não ver sua cara na câmera primeiro e te desprezar da mesma forma que faço com meu direito de escolha hoje em dia.Por que a gente tá assim?Nunca tivemos tantas escolhas e escolhemos tão pouco.Tudo acontece num piscar de olhos.Não há mais tempo para devaneios,para filosofar sobre as constelações.Há dias em que mal me dou conta de que o céu existe.Não viramos peças desse mundo superficial,nos tornamos tão descartáveis como todas as outras coisas.Se antes a máquina era inspirada no homem e veio para servi-lo,nos dias de hoje nós é que tentamos seguir seu exemplo:tentamos ter mil e uma funções,ser extremamente práticos,só sobrevive quem for blasé.E assim nos tornaremos genéricos.Espero que lá para frente não procurem pelas nossas tradições.A maior tradição de nosso tempo é o consumo,o desejo pelo prazer urgente.Vivemos no mundo da quantidade.A qualidade se perdeu junto a simplicidade,com a beleza das coisas singelas.
Ninguém mais vive sem demarcar o tempo,mas ao mesmo tempo todos renegam suas marcas...tive um sonho de um tempo em que ter rugas era como ter tatuagens:um protesto,uma símbolo de identidade,uma marca que falava sobre alguém e não contra.Nele,as pessoas velhas tinham um quê de vanguarda e inspiravam a juventude.Tinha um anúncio engraçado nas paredes e postes: "Quem disse que religião é coisa de gente atrasada?A nossa não:sexo antes do casamento pode!Venha você também fazer parte da nossa sala de bate papo de sexo virtual santo!"
A última cena do sonho era a do governo incentivando as pessoas a usarem drogras na esperança de causar-lhes alguma euforia,mas as pessoas só se interessavam pelas "viagens high tech".
Essa evolução não veio para trazer paz e sim indiferença.