segunda-feira, 17 de maio de 2010

Julie & Julia & eu

Acabei de ver o filme Julie & Julia.Não dava nada,pensei que era um daqueles filmes que ajudam a gente a dormir quando sente preguiça mas não está entediada o suficiente.Acabei perdendo o sono.Julie gostava de cozinhar por hobby,estava perto de fazer 30 anos,trabalhava,tinha um bom relacionamento mas faltava algo mais em sua vida.Ela decide então fazer em um ano mais de 300 receitas do livro da cozinheira Julia Child e postar num blog suas experiências.O filme tem um final bem inesperado afinal termina contando que a cozinheira não gostou do que Julie escreveu(que era quem ela mais queria que gostasse e desejava conhecer)e que ela continuou morando no Queens.Mas conseguiu coisas mais importantes e sólidas como bons amigos e fazer algo que lhe fazia sentir realizada.Ao contrário do que eu imaginava,o filme fala de mulheres na cozinha sem ter nada de clichê.
Eu gosto de cozinhar também,apesar de saber beeeeeem menos do que 300 receitas,mas entendo a sensação de que Julie fala no início do filme,de que em um dia em que tudo estava dando errado,quando ela cozinhava tudo parecia voltar a se harmonizar.Esse prazer está em muitas coisas além da culinária.E o filme faz pensar também em como deixamos de lado essas atividades lúdicas quando chegamos a vida adulta,seja pela correria do dia a dia,seja porque deixamos de acreditar na importância delas.
Ultimamente me sinto como a lebre da fábula que resolveu sentar um pouco para pensar em nada.Enquanto isso vejo algumas lebres começarem a se levantar,algumas com sucesso,outras não, em ultrapassar as tartarugas..Em que rodada eu parei mesmo?Será que eu sou uma lebre ou uma tartaruga?Talvez lebreruga. : )